Estamos no mercado há 6 anos atuando em diversos ramos nas prestação de serviço.
05/11/2018 Jardim da Penha,
Vitória - ES, Brasil
Tivemos o prazer em receber a visita do Sr. David Ribeiro, representante da OCB/ES (Organização das Cooperativas Brasileiras). A COOPINTEGRADAS manifesta sua satisfação com a visita e interesse em estreitar relacionamentos.
17/12/2018 Jardim da Penha,
Vitória - ES, Brasil
CERTIFICADO OCB - Organização das Cooperativas do Brasil. A partir do registro, a cooperativa passa a integrar, para todos os efeitos, à OCB e adquire direitos e deveres. A OCB Órgão criado para representar a voz das cooperativas brasileiras.
30/05/2019 Congonhas -
Minas Gerais - Brasil.
Encontro com colaboradores da Coopertan - MG
Saiba como terceirizar os Diversos serviços
da empresa com uma Cooperativa!!!
Em meio a um período de crises e assumida instabilidade econômica, trabalhar com estratégias que minimizem custos e priorizem qualidade é mais do que uma simples obrigação para manter se no mercado. Uma das opções mais viáveis, neste contexto, é saber como terceirizar os diversos serviços da sua empresa, e é justamente sobre esse importante assunto que falaremos a seguir!
Você sabia que utilizando tal alternativa como um diferencial competitivo em seu ambiente de trabalho, diversas empresas já têm vislumbrado essa incrível oportunidade que está atrelada à terceirização com cooperativas?
Esse modelo de trabalho, que surgiu a primeira cooperativa, no modo que conhecemos hoje, foi criado durante a Revolução Industrial, em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra e, desde então, tem se mantido presente no dia a dia de inúmeras empresas, abriu as portas de pequenos, médios e grandes negócios às muitas vantagens desta modernização.
Como terceirizar serviços pode ser uma oportunidade?
Infelizmente, alguns empresários entendem que a terceirização de serviços acaba por precarizar o negócio, o que evidentemente é um engano. Na verdade, com a terceirização cooperativada, é possível vislumbrar um incrível leque de oportunidades! Indo além, este é um meio de salvar a empresa já que apresenta muitas vantagens que contribuem diretamente com o seu cotidiano.
Quando opta por terceirizar, a empresa consegue concentrar suas energias e esforços na concretização de seus objetivos, dedicando-se às atividades do seu negócio e conquistando melhores resultados. Veja algumas das principais vantagens de trabalhar com a terceirização:
Especialização apenas das atividades indiretas!
Quando a empresa terceiriza os setores de suas atividades indiretas, ela consegue investir e procurar por especialização apenas nas tarefas que realmente interessam que podem aumentar seus lucros e expandir a cartela de clientes.
Por exemplo, uma fábrica de produção de pães congelados que contrata cooperados terceirizados para atividades como limpeza, transporte e logística interna, pode se dedicar mais na busca pela excelência do seu processo produtivo, bem como pelo aprimoramento da qualidade do seu produto.
Redução de custos
Apesar de ser um ponto contraditório, visto que algumas empresas entendem que o processo de terceirização cooperativada reduz custos enquanto outras consideram que estes são mantidos ou até aumentados, deve ser considerado como vantagem principalmente na avaliação custo-benefício.
Mesmo nos casos em que há um perceptível aumento, este é perfeitamente justificável pela diminuição do estresse do próprio administrador que, em muitos casos, tem que resolver tudo.
Mais qualidade nas atividades!
Outra grande vantagem para as empresas que contratam terceirizadas cooperativadas é a qualidade que recebem pelos serviços contratados!
Quando o negócio opta por este tipo de contratação, fica mais fácil constatar a presença de cooperados bem treinados e especializados. Também é mais simples mensurar resultados e solicitar por melhorias junto à Cooperativa sem maiores dores de cabeça.
Gestão de RH
A terceirização cooperativada das atividades é, além de uma grande vantagem, uma excelente oportunidade para o dia a dia empresarial, permitindo uma maior dinâmica neste departamento.
A contratação deste serviço possibilita que processos mais simples, como cálculo da folha e demais operações específicas, passem a ser de total responsabilidade da cooperativa, permitindo, assim, que você se concentre em outras tarefas importantes da rotina administrativa, como avaliação de resultados, por exemplo.
Qual é o passo a passo para terceirizar?
Percebeu o quanto pode ser vantajoso investir na terceirização dentro da sua empresa? O procedimento, mesmo sendo fácil, exige certos cuidados para que todo e qualquer tipo de risco seja evitado.
Veja como terceirizar serviços em cinco passos:
1. Avalie as reais necessidades da empresa.
Antes de procurar por qualquer tipo de terceirização cooperativada, são imprescindíveis que a empresa tenha bem clara quais são as suas verdadeiras necessidades.
Essa avaliação, além de delimitar quais são as melhores oportunidades de investimento, mostrará, ainda, quais processos podem ser melhorados ou em que é possível minimizar custos por meio da contratação da cooperativa.
Nesta etapa ainda, é válido elencar os valores disponíveis para investimento com as cooperativas.
2. Pesquise por cooperativas e verifique seu histórico.
Após ter as necessidades da empresa bem definidas, é hora de buscar por cooperativas que ofereçam soluções reais para o negócio. Por exemplo, se na etapa anterior estabeleceu-se que existe um problema na contratação e na manutenção de pessoal para logística interna e externa, que tal terceirizar essa parte?
Para tanto, pesquise por cooperativas que oferecem este serviço e verifique seu histórico no mercado. Procure pedir por referências para clientes dessas cooperativas e veja o portfólio dos serviços que está cooperativa presta no mercado.
3. Esclareça todos os pontos do contrato.
A terceirização de cooperativas é regida por contratos de Transferência de Atividades que entre si fazem, cuja responsabilidade, bem como direitos e deveres de ambas as partes ficam estabelecidos ali. Nesta etapa, é importante deixar claro de que forma se dará o contato entre as partes, a quem a empresa deverá se reportar em casos de dúvidas, imprevistos e assim por diante.
Também é nesse momento que se estabelece as formas de feedback e o tempo de duração do contrato assinado. Jamais assine esse importante documento se ainda estiver com algum tipo de dúvida, certo?
4. Fiscalize o serviço contratado.
Não é porque você terceirizou com uma cooperativa que determinado setor da empresa que poderá lavar as suas mãos. É fundamental que você, ou algum outro responsável, fiscalize os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a fim de que sejam feitos aperfeiçoamentos constantes.
Se alguma coisa, que não foi combinada, acontecer, é importante que a empresa assuma a postura correta, seja para chamar a atenção ou para reportar o acontecido aos coordenadores. Fiscalizar o trabalho é, também, um modo simples de saber se valeu, ou não, a pena investir.
5. Lembre-se: o barato sai caro!
Por fim, esta última etapa poderia até ser intitulada como dica. Erroneamente, muitos dos empresários se lançam na procura por cooperativas visando única e exclusivamente à redução de custos do negócio.
Devido a isso, muitas empresas contratam serviços incompletos ou de baixa qualidade que, ainda que impactem positivamente na folha de pagamento da empresa, acabam por atrapalhar as rotinas empresariais, prejudicando os cooperados e até mesmo causando a perda de clientes. Este tipo de parceria não é recomendável em nenhuma situação! Fuja destas armadilhas!
E você, está pronto para implantar a terceirização cooperativada na sua empresa? Se você quer saber mais sobre como terceirizar via cooperativas, aproveite para conhecer nosso site www.coopintegradas.com.br e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto!
Álvaro Nunes
Diretor Executivo
Pesquisa de diversos artigos na internet, adaptado para cooperativas.